Neuroma de Morton
Patologia
O neuroma de Morton nada mais é do que uma inflamação nos nervos sensitivos da região do antepé, mais especificamente no terceiro espaço intermetatarsal (entre o terceiro e quarto metatarso).
Tratamento Inicial
Em primeiro lugar deve-se fazer o diagnóstico correto. O exame clínico é fundamental, existindo manobras específicas. Muitas vezes exames de imagem como a ressonância magnética podem ajudar em determinar a posição e o tamanho do neuroma.
O tratamento inicial é conservador, ou seja, não cirúrgico. Devemos mudar o tipo de calçado, preferencialmente com solado firme, salto baixo e plataforma. Alongamentos de panturrilha e coxa sempre ajudar, assim como fisioterapia e acupuntura. Palmilhas também podem ser úteis e evitar o procedimento cirúrgico.
Tratamento Cirúrgico
A indicação do tratamento cirúrgico só poderá ser realizada pelo médico ortopedista. Existem diversos tratamento cirúrgico, desde a infiltração, até ressecção do neuroma e liberação do ligamento intermetatarsal (ligamento que muitas vezes comprime o neuroma).
No entanto, o tratamento deve ser especificado e selecionado caso a caso, sempre ciente dos riscos e benefícios que estão disponíveis.
Publicado por: Dr. Gabriel Ferraz Ferreira – 23 de Outubro de 2019
Dr. Gabriel Ferraz Ferreira – CRM/SP 151.687
Médico Ortopedista e Traumatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Membro da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé
Mestre em Ciências da Saúde pelo IAMSPE
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!