Condromalácia Patelar

O que é Condromalácia Patelar?

A condromalácia patelar é um problema da cartilagem da patela, osso em formato circunferencial localizado na frente do joelho.

Devido a variações anatômicas, ela acomete proporcionalmente mais mulheres do que homens e é causada por uma sobrecarga da parte da frente do joelho.

Essa sobrecarga ocorre tanto por um desequilíbrio muscular, caracterizado, principalmente, por uma diminuição de força do músculo quadríceps femoral e dos músculos abdutores do quadril, quanto por atividades rotineiras, como agachar, subir e descer escadas, permanecer por longos períodos sentado(a) com o joelho dobrado.

A queixa mais frequente é a dor na parte da frente do joelho, que pode ser bastante limitante. Muitas vezes, o local da dor não é muito preciso e piora ao realizar as atividades mencionadas acima.

A condromalácia começa com um amolecimento da cartilagem da patela, mas, em casos mais graves, pode haver perda da cartilagem e exposição óssea na articulação.

O tratamento é diverso e envolve, inicialmente, uso de medicações para alívio da dor e fisioterapia. Existem outras modalidades de tratamento, como infiltração articular e cirurgias, que são reservadas a casos específicos.

Publicado por: Dr. Daniel Hidalg0 – 22 de abril de 2020


Médico Ortopedista especialista em Joelho
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

Membro Titular da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva Ortopédica (International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine – ISAKOS).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *