O Ligamento Cruzado Anterior

O que é?

O ligamento cruzado anterior (LCA) é um importante estabilizador do joelho. Ele impede que a tíbia se desloque para a frente do fêmur durante os movimentos do joelho.

A ruptura do LCA é uma das principais e mais frequentes lesões do joelho. A participação da população em atividades esportivas e recreacionais expõe mais pessoas ao risco de ruptura do ligamento. O mecanismo de lesão mais comum é a torção associada a uma alavanca do joelho. A ruptura causa uma instabilidade importante no joelho, o que pode gerar incapacidade de praticar atividades esportivas e torções repetidas do joelho.

O tratamento não operatório pode ser considerado em situações específicas, como naquelas em que o paciente não deseja voltar à prática de esporte. Contudo, na maioria das vezes, o tratamento indicado é cirúrgico por artroscopia (cirurgia por vídeo), visando a reconstrução ligamentar. Existem diversas técnicas descritas para a reconstrução do LCA, com diversos possíveis substitutos do ligamento e vários dispositivos de fixação ligamentar disponíveis.

A reabilitação com fisioterapia tanto antes quanto após a cirurgia é muito importante para o reestabelecimento das funções adequadas do joelho.

É importante ressaltar que a instabilidade decorrida da lesão do ligamento cruzado anterior pode ocasionar um desgaste acentuado do joelho e artrose precoce da articulação.

Publicado por: Dr. Daniel Hidalg0 – 27 de maio de 2020


Médico Ortopedista especialista em Joelho
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

Membro Titular da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva Ortopédica (International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine – ISAKOS).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *